sábado, outubro 04, 2008

a bor ta men to

recentemente na faculdade houve uma discussão (na aula de direito) sobre abortamento - essa palavra horrível - que eu vou deixar de usar adiante. é um tema bastante polêmico: direito à vida, à liberdade, etc.
mas não é de onde quero partir. nenhuma discussão sobre o direito de uma pessoa fazer ou não um aborto, ou um médico, sobre ética, religião, nem nada. apesar de católico, não sou contra o aborto, mas NÃO NO BRASIL.
por que isso? antes de tudo, o Brasil está sempre entre os primeiros países em prática de aborto, mesmo sendo uma prática ilegal. somos líderes em várias práticas ilegais, a gente sabe.
primeiro: não existe gravidez indesejada. existe falta de informação ou burrice (de não usar a informação recebida), que se torna ainda maior sabendo que se trata de uma coisa séria.
o problema, então, passa a ser a falta de educação. no Brasil, qual é a idade média de escolaridade da população? segundo o google, cerca de 23% da população de AO MENOS 15 anos de idade têm 4 ou menos anos de estudo, considerada no estudo em questão como analfabetos funcionais. se todas as crianças estudassem e concluíssem os ensinos fundamental 1 e 2, seriam 8 anos de estudo - agora 9. isso sem considerar a qualidade do ensino, o que seria muito mais difícil mensurar (e aceitar, porque não seria nada bom). esse estudo é de 2005 e pode ser encontrado no site http://www.ripsa.org.br/fichasIDB/record.php?node=B.2&lang=pt
imaginando então que praticamente uma a cada 4 pessoas desse país estudou quatro ou mais anos, que tipo de educação sexual elas receberam? imagino que não muita. o que se ensina, especialmente em casa, é NÃO fazer, e não COMO fazer, o que complica ainda mais as coisas. isso incentivaria a promiscuidade? talvez. mas temos outros incentivos, bem piores, os quais nem pretendo detalhar... provavelmente o maior de todos é a televisão.
de uma perspectiva conservadora (infelizmente) de que as pessoas sejam sexualmente ativas aos 13 anos - acreditem - que tipo de informação elas têm?
muitas pessoas acham que é crueldade proibir o aborto, que as pessoas acabam fazendo de toda maneira em clínicas ilegais e sujas etc... crueldade é não permitir a prevenção a essas pessoas! é dar um mínimo de educação, ao invés de uma solução "fácil".
muitos argumentam, também, que em todos os países desenvolvidos a prática do aborto não é ilegal. também acho que não deveria ser, em sociedades desenvolvidas e principalmente educadas, não vejo nada de errado.

1 Comments:

Blogger Łøų Boscardin said...

Concordo com vc que a população deveria ter mais informação e educação. Mas educação não é relacionada ao aborto pra mim...
Acho justo ser legal. Acho injusto que por uma camisinha que estourou uma menina perca o resto a vida academica pra ser mãe.. enquanto pro homem é muito facil continuar como nada tivesse acontecido!
Não concordo com aborto ser usado como metodo contaceptivo... mas concordo com a escolha da mulher, pois o corpo é dela, ela sabe se está pronta ou não pra assumir tal responsabilidade. Não só assumir financeiramente quanto emocionalmente.. Veja quantas crianças que os pais tem e deixam largadas no mundo, que viram umas merdas de adultos depois, tudo pq o pai nao queria e não teve opção de tirar.

Acho absurdo ter crianças sexualmente ativas, mas o Brasil ultimamente não é o unico pais com esse problema.. Culpe a midia, que faz todo mundo pensar que sexo é o q há! lol

7:45 PM  

Postar um comentário

<< Home