sexta-feira, outubro 01, 2010

eleições 2010

vamos interromper o silêncio deste blog! uma vez por ano eu escrevo alguma coisa aqui. ainda.
para variar, o assunto é polêmico. não concorda? comente. discuta. converse.


quem vota no José Maria Eymael?
essa é fácil! - quem gosta da musiquinha. ei ei ei ma-el...!
ok, comecei com uma piada. sério agora.


quem vota na Marina Silva (PV/AC)?
quem é essa mulher? o que é o Partido Verde?
dona marina saiu do pt por divergências... então ela era uma pessoa "de esquerda".
foi para o pv, que é um dos partidos que vem crescendo muito pelo mundo. mas o pv não é de esquerda...! é tão de esquerda quanto o psdb - "social democracia", "social liberal", etc.
as pessoas estão por aí cheias de orgulho no tuíter que votam na marina, sem ao mesmo saber o que ela pensa! é uma mulher extremamente conservadora! num partido de centro-direita!
não acreditam? ela fala de livre-mercado! sabe quem é um dos articuladores da política econômica do plano de governo dela? o eduardo giannetti da fonseca, um (bom) economista ortodoxo e que cansou de dar conselhos ao psdb. o pv é de direita. direita enrustida (na questão ambiental)!
de todos os candidatos, a marina silva é a que mais representa a manutenção do status-quo, com um papinho de eco-capitalista. ela é a candidata dos alternopops: veja só como eu sou moderno: vou votar na marina silva. grande bosta.


quem vota no José Serra (PSDB/SP) e na Dilma Roussef (PT/RS)?
calma. eles não são a mesma pessoa, mas o tratamento é relativamente igual. e por que isso?
o posicionamento ideológico dos dois não difere muito! pois é... psdb e pt tem se aproximado cada vez mais! mas não é só isso. ambos fizeram mestrado no instituto de economia da unicamp. o doutorado não. o doutorado a dilma inventou! hehe.
essa entrevista é muitíssimo esclarecedora, peço que leiam: http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/05/31/lessa.jhtm

e o que mais eles tem em comum? os dois entendem o brasil. entendem quais os problemas, os obstáculos e os desafios. estiveram no poder... e lembra o que fizeram pra mudar alguma coisa concretamente? não tem nem o que lembrar! nenhuma reforma importante!
o serra foi eleito prefeito de são paulo por 2 motivos:
1- promessa-chave de campanha - "é um absurdo o cidadão paulistano pagar duas passagens para andar de metrô e de ônibus". e o que ele fez? aumentou o preço dos ônibus e tentou diminuir o tempo de validade do bilhete único.
2- prometeu não abandonar o mandato de prefeito para se candidatar à presidência. promessa cumprida - largou o mandato pra tentar ser eleito governador. e conseguiu.

o problema dos dois: tem conhecimento, tiveram poder, e não fizeram nada de bom. nem lutaram pra fazer nada de bom. nem colocaram as questões mais importantes em debate. quem vota neles vê diferença entre um e outro.


quem vota no Plínio de Arruda Sampaio (PSOL/SP)? eu!
e muita gente que quer brincar nas eleições. que acha graça no fato de ele ser velho.
ele também tem raízes no instituto de economia da unicamp: tem até um filho que dá aula lá, o plininho. mas o que o plínio tem de bom? ele ao menos coloca as questões em debate. e que questões são essas?
coisas que todo mundo devia saber: que o brasil é um dos países mais injustos do mundo. que dentre as maiores economias, é o mais injusto, o mais desigual, o que mais privilegia as elites em detrimento da população pobre.

no debate, a dilma disse que "existem questões legais que impedem as propostas do plínio". e o que é a lei? a lei é um pedaço de papel! a lei deve representar as necessidades e anseios da população: se não serve, rasga-se o papel e faz-se outra lei.
as pessoas acham que serão expropriadas: "vão vir aqui em casa pegar o meu adidas". o problema não é a acumulação de riqueza, ter muito dinheiro, muitas coisas. o problema é a acumulação do capital! ter muitos meios de produção e de exploração de muita gente. num mundo ideal, o capital é socializado.

fez uma empresa, cresceu, fez sucesso? parabéns. o Estado compra, e você aproveita a sua aposentadoria com muito dinheiro, que não vai acabar mais.
não concordo com tudo o que ele diz. deixar de pagar a dívida é descabido! mas ele é o candidato que apresenta propostas que vão ao encontro do que eu acredito: que o brasil pode ser um país muito melhor e mais justo.

Marcadores:

4 Comments:

Anonymous Natascha said...

Eu quero o socialismo!!! buááááá

10:59 PM  
Blogger Joel Pinheiro said...

O seu conceito de justiça é tirar de uma pessoa o que ela produziu e dar na mãos de parasitas?

O Brasil não é pobre por causa de grandes empresas. As empresas, grandes e pequenas são o que o tornam menos pobre. Já as intervenções que Plínio propõe, essas sim criariam pobreza para valer.

Era de se esperar que depois de 70 anos de URSS, de China, Cuba, Coréia do Norte, etc todos teriam aprendido a lição. Infelizmente não é assim...

11:19 PM  
Blogger pessoa said...

joel, vamos roubar o seu adidas! vai ficar só com o pé direito! hahaha

não concordo com nada disso. e a corrupção é um outro problema! aliás é um dos motivos pelos quais é difícil fazer mudanças: é difícil acreditar no ser humano.

não concordo com tudo o que ele fala. mas algumas intervenções são necessárias. num país tão desigual... não tem imposto sobre grandes fortunas! é um absurdo que quem ganhe até 2sm gaste mais de 26% da renda em impostos indiretos! de comida! é regressivo e perverso.

nos outros casos, não é a mesma coisa! não tem jeito: ter que confiar em qualquer sistema que dependa da honestidade das pessoas.

12:36 AM  
Blogger Joel Pinheiro said...

Que tal... redução geral de impostos? O sistemas de alívio da pobreza só criam mais pobreza. Jogue-se-os fora e estarão todos melhor.

2:30 AM  

Postar um comentário

<< Home